Ocorrências da Sessão (6ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura)

   A sessão iniciou-se com a verificação do livro de presença, seguida pela leitura da ata anterior. O vereador Gilberto fez um breve comentário indagatório sobre a ata, sendo esclarecido pela vereadora Neidiane Ribeiro, e com a concordância do mesmo, a ata foi aprovada por unanimidade.

   Foi lido o Requerimento nº 03/2025. Antes disso, o presidente questionou sobre o projeto da mesa diretora referente à manutenção dos nomes de prédios e órgãos públicos, solicitando que, por ora, fosse deixado de lado, o que gerou discussão entre os vereadores. Em seguida, o vereador Gilberto Davi comentou sobre o requerimento, justificando sua solicitação. Após nova discussão entre os parlamentares, o requerimento 03 foi aprovado por unanimidade.

   O presidente explicou a ausência da vereadora Kênia Simões e consultou os vereadores sobre a leitura das indicações em bloco, o que foi acordado. As indicações foram lidas fora de sequência, abrangendo os números 012 a 025. O presidente então dirigiu a palavra à secretária de Finanças, Sra. Gisele, e ao advogado da Prefeitura, Sr. Paulo Emílio, solicitando que os projetos fossem enviados com mais antecedência. Ambos responderam ao pedido.

   Após a leitura das indicações, os vereadores Corivaldo Amaro, Adauto Ribeiro, Gilberto Davi e Uidman Severiano fizeram explicações sobre suas propostas. A sessão foi pausada por 10 minutos e, ao retornar, passou-se à votação e discussão dos Projetos de Lei nº 012 e 013 do Executivo. O presidente concedeu a palavra ao vereador Corivaldo, que questionou o jurídico da Prefeitura, e o advogado Sr. Paulo Emilio explanou os projetos, esclarecendo dúvidas dos parlamentares, e ambos os projetos foram aprovados por unanimidade nas comissões.

   A vereadora Neide Ribeiro parabenizou as indicações e sugeriu que fosse atualizado o procedimento de pagamento das diárias transitórias. O vereador Gilberto explicou que a secretária de saúde a Sra. Rúbia já está efetuando os pagamentos nesta modalidade solicitada. A secretária de Finanças, Sra. Gisele de Angelis Feitosa, informou que a necessidade de pagar diárias para cada saída do município já foi identificada e aproveitou a oportunidade para convidar a todos para a festa das mulheres organizada pela Secretaria de Assistência Social. A vereadora Amanda retirou algumas dúvidas sobre o evento com a secretária Gisele.

   O vereador Gilberto voltou a falar sobre a busca por soluções para o pagamento das diárias. Na oportunidade o vereador Corivaldo mencionou a retirada do Projeto de Lei nº 03 de autoria da mesa diretora da pauta, explicando que isso ocorreu após um comentário da vereadora Amanda e solicitou que a vereadora apresentasse mais informações na próxima sessão sobre a impossibilidade de alterar nomes em prédios públicos, pois nada foi encontrado a respeito do assunto e procurou na lei organica e nao fala nada sobre existir essa lei.

Por fim, o presidente encerrou a sessão.